terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TVU: tesouro esquecido


Aprendi a gostar do futebol potiguar assistindo os VTs do Campeonato Estadual pela TVU, em jogos narrados pelo folclórico e saudoso José Ari, em um passado remoto.  Ao final da década de 70, eu ainda criança, acompanhava do Seridó, na distante Acari, alguns monstros sagrados que desfilaram nos gramados do então Castelão, apresentando classe e genialidade com a bola no pé.


Sinto-me um privilegiado em poder ter acompanhado, mesmo através de VTs, - com uma semana, às vezes quinze dias de atraso - jogadores do quilate de Alberi, Danilo Menezes, Noé Soares (Macunaíma) e Hélio Show, dentre muitos outros, vestindo a camisa do ABC  e esbanjando categoria no gramado.

O tempo não foi capaz de subtrair a admiração e o respeito que tenho por esses ídolos, mesmo tendo  guardado na memoria, apenas breves flashes de lembrança daquelas transmissões.  Tempo romântico e glorioso do futebol potiguar, que hoje só ressurge eventualmente através de crônicas escritas ou depoimentos de testemunhas do passado. Mas imagino que essas gravações se encontrem devidamente guardadas e colecionadas no acervo da TVU. Um tesouro que se encontra esquecido e desprezado.

Creio que seria muito interessante que as gerações mais novas – e também as mais velhas – pudesses ter acesso a esse patrimônio da história potiguar. É inadmissível que tão rica coleção tenha como fim a clausura do abandono e do esquecimento. Assim como nenhum livro tem valor, se não puder ser folheado, nenhum vídeo tem sentido, se não puder ser assistido.

Estamos em um momento oportuno, de ressurgimento do apreço pelo futebol potiguar e a apresentação pública desse tesouro poderia ser uma sacada de marketing genial.  A FNF,  aliada a alguma emissora de televisão local, bem que poderia tentar viabilizar a transmissão dessas gravações, seja através de documentário ou simplesmente da apresentações na integra de jogos históricos.

A temporada do futebol potiguar de 2012 tem tudo para ser uma das mais atrativas dos últimos tempos, e a divulgação de um material dessa significância, seria um apelo a mais para cativar e seduzir o público local. Fica a ideia e a sugestão.

2 comentários:

  1. Grande Pedro Augusto sou servidor da TVU Evilásio Camara fiz parte desta grande equipe como sonoplasta, atualmente sou editor de imagem lendo o seu comentário sinto muita falta saudades deste precioso tempo vivido na TVU. Naquela época que era tão dificil fazer esporte, no entanto hoje é tão fácil e não existe uma continuidade de um programa desse tão valorizado. Levarei sua ideia a Superintendência da TVU, Um grande abraço obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Caro Evilásio,

    É uma grata satisfação receber um comentário como o seu. Caso possa ser útil na conversa com o Superintendente da TVU, coloco-me a disposição.

    ResponderExcluir