sábado, 31 de dezembro de 2011

Judas Tadeu: de presidente a blogueiro

O ex-presidente do ABC, Judas Tadeu teve uma passagem gloriosa à frente do ABC. Além de vários títulos conquistados, Judas conseguiu realizações importantes para o clube, como a materialização do sonho do estádio próprio. Em alguns momentos, enfrentou tudo praticamente sozinho, com grande garra e convicção. Enquanto muitos questionavam a viabilidade do estádio, Judas dava duro para erguê-lo. Não só concluiu a maior e mais grandiosa obra privada do universo esportivo potiguar, como também provou a todos que tinha razão quando se dispôs a arregaçar as mangas.

Em decorrência do fracasso na última temporada à frente do ABC e da longa permanência como presidente do clube, acabou se desgastando com a torcida e com a imprensa, ao final da sua gestão.  Mas ninguém ousa questionar a importância que teve para o ABC.  Sua última grande realização, foi o zelo que teve no processo sucessório que conduziu a atual diretoria ao poder. Certamente na galeria dos abcdistas que tiveram a honra de estar à frente do Mais Querido, Judas ocupa posição de destaque.

Infelizmente após entregar o cargo, uma sucessão de fatos inusitados acabou por colocá-lo em uma posição de permanente conflito com a diretoria atual. Invés de se resignar na satisfação do dever cumprido, Judas continuou se conflitando e se desgastando publicamente com os que assumiram a responsabilidade por dar continuidade ao seu trabalho.  Não quero entrar no mérito das várias polêmicas criadas - até porque não creio que exista algum mérito - mas acredito que só há dois caminhos para quem é sucedido:  levantar a bandeira da oposição (que até então não é o caso) ou se distanciar para deixar o sucessor a vontade para gerir.

Entendo que esse seja o princípio de todos os problemas:  Judas não aceitou o fato de que era necessário se distanciar do comando do ABC.  Não deve ser fácil para quem passou tanto tempo a frente do clube que ama, ter que se transformar em um mero torcedor, mas isso era - e ainda é - necessário. Necessário para o bem dele, para o bem de quem o sucedeu  e, principalmente, para o bem do ABC.

Recentemente, o presidente resolveu por em prática um projeto que há muito anunciava: A criação do seu blog. Em princípio, esse espaço poderá vir a ser um ambiente espetacular para os amantes do futebol.  Se o ex-presidente se dispuser a relatar curiosidades, bastidores que eticamente não sejam contraindicados ou outro tema qualquer, que não o ponha em rota de colisão com a diretoria atual, seu blog tem tudo para ser um grande sucesso. Mas se começar com o direcionamento de enaltecimento pessoal da sua gestão (que foi o que ocorreu nas primeiras postagens) ou questionamento de diretrizes atuais, isso poderá se mostrar impróprio e um desserviço a sua grande paixão: o ABC.

Apesar de Judas enfatizar que não é candidato a sucessão, as primeiras postagens se assemelham a propaganda de campanha. Não há momento mais impróprio para ele vir a público fazer balanço de realizações de um mandado que acabou há dois anos. Os fieis amigos e conselheiros que se intitulam “viúvas” e que o acompanham, deveriam nesse momento blindá-lo, privando-o de uma exposição e desgaste que poderia ser evitado.

Torço para que o ex-presidente tenha equilíbrio e ponderação para compreender que ele continua sendo muito importante para o futuro do ABC, mas sua missão atual requer a resignação. Conflitos públicos não são bons pra ninguém, principalmente para o clube que ama – e ninguém ousa duvidar desse amor.

Desejo a ele sucesso na sua nova empreitada, mas, sobretudo. desejo que ele transforme o espaço que criou, em um agradável ambiente de leitura, e não numa tribuna de mágoa, bateria de artilharia ou palanque eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário