terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Conversa franca com Rubens Guilherme


Ontem estive com o Presidente Rubens Guilherme, em um encontro de trabalho. Porém, como não poderia deixar de ser, o motivo da reunião passou a ser secundário, diante da minha insistência em desviar o rumo da prosa, para futebol. E o tema ABC predominou, durante a maior parte do nosso diálogo.

Conversei com um presidente comprometido, apaixonado pelo Mais Querido, dedicado e otimista, como poucos. Mas de certa forma, decepcionado e triste com alguns desfechos que certas polêmicas têm tomada. Então, diante das palavras francas e da transparência de Rubens, pedi a sua autorização para dar publicidade ao nosso bate-papo, o que foi prontamente aceito.


COMEÇO


Rubens iniciou fazendo um relato da situação que recebeu o ABC:

"Assumi o desafio de presidir um clube rebaixado, endividado e desacreditado. Topei, porque a minha paixão pelo Mais Querido falou mais alto. Não me arrependo, mas se tivesse a exata noção do que enfrentaria, creio que não teria aceitado o convite. "

"Esta diretoria aceitou a missão de tentar colocar o ABC na posição onde jamais deveria ter saído, matando um leão a cada dia. Em dois anos de gestão, fomos bicampeões estaduais e campeões brasileiro, e, de quebra, ascendemos a série B e conquistamos o direito de disputar duas Copas Brasil. Fomos finalistas da Copa do Nordeste e terminamos em décimo lugar na série B deste ano. Creio que estamos fazendo um bom trabalho, mas, às vezes, diante do que ouvimos, parece que a nossa gestão tem sido um desastre."

"Iniciamos o trabalho com duas diretrizes básicas necessárias, porém antagônicas: montar um time competitivo e equilibrar as contas do clube, sem nos desfazermos de patrimônio. E esses direcionamentos têm sido seguidos a risca. O orçamento do departamento de futebol é apertado, mas com ele temos feito o que é possível. É fácil fazer futebol com abundância de recursos. Difícil é fazer futebol com recursos escassos, sem querer deixar contas impagáveis para o futuro.”

“Por mais que a pressão seja grande, por mais que exijam que esta diretoria traga jogadores fora da nossa realidade, não cederemos. Não nos seduziremos ao canto da sereia. Não vou comprometer o patrimônio do ABC, assumindo compromissos que não poderemos honrar no futuro "


FLÁVIO ANSELMO

"Conheço Flávio, não é de hoje. Faz 7 anos que tenho na pessoa de Flávio um grande amigo e sem o seu apoio não teria aceitado o desafio de ser o presidente de todos os abcdistas. Porém, transformaram um pai de família honesto e empresário bem sucedido, em um monstro. Uma mentira dita muitas vezes se torna verdade, e um dos abcdistas mais dedicados e abnegado que eu conheço, foi transformado no inimigo público número um do ABC. Um dos principais responsáveis pela montagem do time Campeão Brasileiro e bicampeão estadual, hoje é tratado por alguns, como um bandido. É repugnante ver um sujeito do caráter e competência de Flávio, ser injustamente execrado. Isso realmente me revolta. Me tira do sério. Sou muito grato a Flávio por tudo que ele tem feito pelo ABC e sem ele não teríamos conquistado o que conquistamos nesses dois anos a frente do ABC"

"Gostaria que alguém me dissesse o que Flávio fez de mal ao ABC. Será que as pessoas sabem que sem ele, Wallysson não teria nem assinado o primeiro contrato no ABC? Foi Flávio quem evitou que Wallysson fosse profissionalizado fora do ABC e bancou o jogador, quando o clube não tinha condições de mantê-lo. A realidade é muito diferente da verdade que plantam. Muito distante de ser um oportunista, ele foi um leão defendendo os interesses do ABC, quanto tentaram profissionalizar Wallysson em outro clube. Segurou o jogador com unhas e dentes. Flávio não vive de futebol. Muito pelo contrário, no futebol ele gasta, e gasta muito.”

“Interessante que hoje culpam Flávio pelas contratações que deram errado, mas não atribuem a ele a responsabilidade pelas contratações que deram certo. Contratar jogador com dinheiro sobrando, é fácil. Agora trazer atletas de bom nível, com um orçamento enxuto como o nosso, não é uma tarefa nada fácil."
“É bem verdade que às vezes ele se precipita. Diante das pressões, das especulações da imprensa, ele antecipa fatos que ainda não foram totalmente concretizados. Mas se fica calado, é apedrejado do mesmo modo, sob o pretexto da falta de transparência. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Vida de dirigente de futebol é dura, Pedro! ( risos)”

“Trouxemos um lateral, que foi eleito o melhor jogador da série C de 2010. Um profissional sério e dedicado. Mas simplesmente o cara não conseguiu render no ABC. A culpa foi de Flávio? Será que ele contratou errado? Trouxemos um outro lateral que muito se identifica com o clube. Um grande jogador, que vibra com as cores do ABC. Mas infelizmente o atleta não conseguiu repetir suas passagens anteriores. Então a culpa é de Flávio? Pergunto: qual abcdistas não ficou feliz quando foi anunciado o retorno de Nego? Agora é fácil condenar a decisão passada.”


SUCESSÃO


"Aceitei ser presidente por um único mandado, mas enquanto esta diretoria estiver no comando, não permitiremos ingerência de ninguém. Quem quiser ocupar o cargo de presidente, poderá fazê-lo. Mas só depois que sairmos. Enquanto o presidente for Rubens Guilherme, manda Rubens Guilherme."

"Asseguro que quem futuramente for alçado ao cargo de presidente, receberá um clube auto-sustentável, com as contas equilibradas e com uma estrutura administrativa organizada. Receberá um clube com um programa de sócio-torcedor, que é um sucesso; a loja conceito e o ônibus são dois sonhos que conseguimos materializar; uma academia nova e muito bem equipada; com bons patrocínios assegurados para o futuro; mas não receberá conta pra pagar, que seja incompatível com as receitas do clube. Porém, quem resolver se habilitar a minha sucessão, terá de aguardar até o fim da minha gestão. Ainda temos um ano de muito trabalho e muitas realizações pela frente"

"Aos que acham que é fácil contratar e manter um time competitivo, peço que aguardem até o final de 2012. Terão a chance de se candidatar e assumir o comando do ABC."

Nenhum comentário:

Postar um comentário