quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Valorização da Prata da Casa

Welligton e João Paulo entregando donativos no Juvino Barreto

Melhors mmentos de Welligton

Hoje, todos reivindicam um fortalecimento das divisões de base, com uma maior participação da prata da casa, nas equipes principais. É um clamor unânime da crônica esportiva e dos torcedores, que haja uma maior inserção desses atletas na formação das equipes. Comungo plenamente com esse ponto de vista e advogo que essa é a única possibilidade dos clubes fora do eixo Rio-São Paulo e adjacências se viabilizarem.  Mas quem se dispõe a ser paciente e complacente com esses jovens valores?  Se o ABC iniciar um campeonato estadual, sem uma relativa superioridade em relação aos seus adversários, será que alguém vai ter peito pra dizer:  - "Vamos ter paciência, que são atletas em início de carreira."

Nas últimas formações das temporadas passadas, o ABC sempre teve atletas que eram promessas, sendo iniciados no profissionalismo, com grande potencial. Mas será que tivemos razoabilidade e ponderação nas cobranças e críticas a esses atletas? Será que Márcio, Rodriguinho, Gabriel, Paulinho, Delano, Edson, Bileu, João Paulo, Welligton, Sorato e muitos outros, foram adequadamente tratados pela torcida e pela imprensa?

Bileu e João Paulo deram a volta por cima, por serem atletas de muita personalidade. Mas Rodriguinho teve que reiniciar sua carreira longe do ABC. Welligton passa a impressão de ter perdido o prazer de defender as cores do Mais Querido, tal foi o nível das agressões feitas pela torcida, apesar de ser um dos atletas da base, de maior potencial. Num determinado momento, Welligton despertou o interresse de grandes clubes brasileiros. Até bem pouco tempo, era aclamado pela torcida, com o coro, “...é o melhor goleiro do Brasil”.  Atualmente Camilo caiu na graça de todos, mas duvido que se "São" Camilo cometer duas ou três falhas seguidas, ele não vá do céu ao inferno instantaneamente.

Sou radicalmente a favor da valorização da base, mas também sou plenamente favorável a que se tenha o máximo de cautela com esses atletas, para que não sejamos responsáveis pela transofrmação de jovens talentos, em efêmeras  promessas, grandes expectativas, em meras frustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário